• comercialgeaemp

5 tendências para a construção civil em 2022

Em 2021, os efeitos da pandemia da COVID-19 continuaram afetando vários setores de forma negativa, mas o mercado imobiliário manteve boas perspectivas e estabeleceu várias tendências para a construção civil em 2022 nesse novo cenário.

Para comprovar a tendência positiva, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostrou que no 3° trimestre de 2021 quase 86 mil imóveis foram financiados, um aumento de 20% a mais em relação a maio do ano passado.




1. Materiais sustentáveis e adaptações ecológicas

A incorporação de princípios sustentáveis está em alta em diversos setores e a construção civil não ficou de fora. Uma das principais tendências para 2022 está na proteção do meio ambiente, a prática de sustentabilidade e aplicação de novas tecnologias, como tijolos ecológicos, cisternas para coleta e armazenamento de águas pluviais, telhados verdes como solução termoacústica, bloco celular autoclavado, claraboias para iluminação e jardins verticais para regular a temperatura interna.


Outra forte tendência para a construção civil em 2022 é o reaproveitamento de materiais, como a reutilização de pisos e ladrilhos, pallets, reuso de móveis antigos e uso de madeira de demolição. Tudo isso contribui com um planeta mais sustentável.


2. Energia renovável

Energia está totalmente ligada com economia. A energia renovável pode ser abordada desde as medidas mais simples, como a priorização de luz e ventilação natural, até as mais complexas e personalizadas, como a instalação de placas fotovoltaicas e o uso de recursos renováveis. A iluminação natural ainda tem uma motivação extra: é um grande atrativo para os futuros moradores e valoriza o imóvel.



3. Tecnologia e inovação

A tecnologia e inovação na construção civil pode otimizar processos diversos, de gestão de alvarás e licenças até as operações que dependem de documentos. Alguns tipos de tecnologia que já estão no mercado e são tendência para 2022 são:

  • o uso de drones para mapeamento de grandes áreas e longas distâncias de maneira rápida e com informações relevantes para o empreendimento em questão;

  • a realidade aumentada para uma apresentação eficiente do projeto, facilitando a visualização de investidores e compradores, transformando a experiência de ver um desenho técnico pré-construção mais tangível. Atualmente tem se usado muito o BIM, uma tecnologia que tende a trazer sinergia em modelagem de projetos e utilização de realidade virtual e aumentada. Em 2022 será ainda mais comum a substituição de projetos em papel para tablets e smartphones.

  • o uso de aplicativos móveis facilitou a comunicação remota e o acesso ao local de trabalho sem a necessidade de deslocamento, incluindo inspeções visuais em tempo real, apresentação de projetos e inspeção de alvarás e licenças por meio de uma plataforma única e online.



4. Construção modular

A construção modular é uma das tendências para a construção civil em 2022 e consiste na produção de módulos individuais em fábricas especializadas. O processo é realizado em etapas, otimizando o trabalho. Ela deve ser planejada desde a concepção do projeto para que sejam usadas medidas exatas com o objetivo de ganhar produtividade. A ideia de produzir kits fora do canteiro, chamada construção offsite, é otimizar a instalação e o canteiro de obras.




5. Robotização de processos

A tendência em todos os setores é que cada vez mais os robôs sejam incorporados ao trabalho humano. Uma maneira de usar a tecnologia ao seu favor na construção civil é durante demolições, uma atividade que necessita de muito esforço, energia e precisão dos colaboradores, além de apresentar um grande risco de acidentes de trabalho. Outra aplicação que deverá ser comum nos próximos anos é a utilização de máquinas para o serviço de alvenaria.



O ano de 2022 já é uma realidade e você não pode deixar os seus projetos atrasados em relação à inovação e progressão tecnológica. Continue aprendendo sobre o assunto lendo o artigo sobre transformação digital do mercado imobiliário e de construção civil.


Fonte: docket


#Tecnologia #G&ABlog

3 visualizações0 comentário