• comercialgeaemp

Saiba como tirar qualquer tipo manchas do porcelanato.

Verdade seja dita: o porcelanato não é somente um piso bonito, sinônimo de bom gosto, ele é também mais prático e o queridinho no quesito facilidade de limpeza. Mas essa praticidade toda não significa que ele certos cuidados sejam dispensáveis, é preciso saber como tirar mancha de porcelanato. Afinal, ninguém quer ver o seu piso manchado para sempre, não é mesmo?

Para manter o seu porcelanato sempre com o aspecto de novinho, é preciso, por exemplo, evitar o uso de produtos abrasivos na sua limpeza, pois eles podem arranhar ou tirar o brilho do seu piso. Mas, e o que fazer quando for necessário tirar aquelas sujeiras e manchas mais difíceis?



Sujeira pós-obra

A limpeza pós-obra é bem importante para a manutenção da beleza do piso por mais tempo. Ela deve ser feita com muito cuidado e, preferencialmente, até 14 dias após o rejunte. Isso facilitará a remoção dos excessos sem a necessidade de “raspar” o piso e, desse modo, evitará que ele seja arranhado.

Nessa primeira limpeza após a construção ou reforma, é necessário varrer a sujeita solta com uma vassoura de cerdas macias, em seguida, utilize uma esponja macia umedecida em água limpa para remover a sujeira mais difícil em todo o piso.

Para finalizar, utilize um produto de limpeza profunda, como um saponáceo, diluído em água para aplicar sobre o piso seco.



Mancha de tinta

É comum que nos pós-obra se encontrem diversas manchas de tinta e elas não sairão facilmente, apenas com água e saponáceo. Para elas, existem removedores de tinta específicos para cada tipo de porcelanato, que deverão ser aplicados com um pano macio apenas nos locais das manchas.

Após remover a mancha de tinta, limpe o local com aquela esponja macia umedecida com água limpa outra vez.



Manchas no rejunte do porcelanato

É natural que com o tempo o rejunte do porcelanato comece a escurecer e ficar manchado dando a impressão de que o piso está sujo mesmo quando está limpo. Para resolver esse problema evite o uso de produtos como a água sanitária e o cloro, pois eles tiram o brilho do porcelanato. Mas se quiser usar, tenha cuidado para aplicar somente no rejunte, sem deixar o produto entrar em contato com o piso.

A saída nesse caso é, mais uma vez, os saponáceos cremosos com a ajuda de uma escovinha com cerdas macias. Para manchas muito difíceis no rejunte, você até pode usar uma escova de dentes umedecida em cloro, mas como citamos acima, com todo cuidado para não passar o produto no piso.



Apesar da praticidade e facilidade na limpeza, é importante que se mantenha os cuidados com esse tipo de piso em específico para que ele permaneça sempre bonito. Portanto, não esqueça de evitar o uso de produtos abrasivos na sua limpeza, assim como, aqueles que têm ácidos ou flúor na sua composição, como os que removem a ferrugem, limpadores específicos para alumínio e, até mesmo, os saponáceos em pó e o vinagre.


Mancha de bebidas

Bebidas, especialmente depois de secas, tem tendência a melar e grudar no chão. Na hora de as remover pode parecer necessário usar uma esponja ou produtos abrasivos para facilitar o processo. Mas o fato é que esse ato simples e corriqueiro pode riscar e danificar o seu porcelanato, fazendo com que uma sujeira removível venha a se transformar em uma mancha definitiva.

Para evitar que isso ocorra, jogue água morna com sal sobre a mancha, espere a sujeira diluir e seque com um pano macio. A água oxigenada também funciona para decompor substâncias orgânicas e age mais rapidamente. Ela pode se usada, inclusive, na remoção de manchas em tecidos.


Mancha de gordura

As manchas de gordura são as mais traiçoeiras, pois vão se formando lentamente ao longo do tempo e quando você se dá conta, elas estão lá, apresentando uma grande dificuldade para serem retiradas. Mais uma vez o desafio aqui é não usar uma esponja mais áspera ou um produto abrasivo e, assim, evitar que a mancha de gordura seja substituída por arranhões no seu piso.

Esse tipo de mancha é mais comum na cozinha e a melhor opção é prevenir. Portanto, adquira o hábito de sempre que cozinhar, especialmente frituras, passar um pano com desengordurante no chão depois que terminar. Desse modo, a gordura não se acumulará e você jamais terá problemas com esse tipo de mancha.

No entanto, se o estrago já está feito e as manchas já estão lá, elas provavelmente já estão secas, ou seja, boa parte dessa gordura já “endureceu” e grudou no piso. Sendo assim, o ideal é começar deixando a área manchada de molho em água quente, a fim de amolecer a gordura acumulada.



Em seguida, use uma escovinha com cerdas macias umedecida em detergente alcalino diluído em água morna para soltar a gordura do piso. Depois que estiver solta, use um pano limpo e úmido para remover o excesso da água suja sobre o piso e finalize passando outro pano limpo umedecido em água com o saponáceo cremoso da sua preferência diluído nela. Seu piso parecerá novo!

Além disso, sempre que deixar cair algo no piso, procure limpar o quanto antes. Desse modo, a probabilidade de surgirem manchas é bem menor e você não precisará se preocupar em saber como tirar mancha de porcelanato.

10 visualizações0 comentário